contato@immobiliernordeste.com.br        +55 (81) 3038-8383
  Sábado, 18 de Setembro de 2021

Notícias

Preço do aluguel de imóveis estabiliza no Grande Recife

  23/04/2015   Ramon Cardoso

Quem procura uma casa ou apartamento para alugar, no Grande Recife, percebe que aumentou o número de imóveis disponíveis. Os preços altos cobrados pelo aluguel afastaram os clientes e agora é possível encontrar várias opções no mercado. A região tem 700 mil moradias, das quais 22% (154 mil) são alugadas.

De acordo com o Sindicato da Habitação (Secovi), atualmente há 13.800 imóveis disponíveis pra locação, 35% a mais do que no mesmo período do ano passado. Com isso, placas de ‘aluga-se’ estão por toda parte, inclusive em bairros, onde encontrar um imóvel era uma tarefa quase impossível.

O aumento da oferta, explicam os especialistas, vem provocando a estabilização dos preços. No bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, por exemplo, o preço dos aluguéis estava bem acima da inflação em dezembro de 2011. No ano passado, os donos colocaram o pé no freio, mesma cautela observada neste ano. Hoje, muitos donos estão procurando quem pague o mesmo valor que os antigos inquilinos.

Um dos apartamentos disponíveis para alugar, na beira-mar de Boa Viagem, tem 190 metros quadrados, quatro quartos, duas suítes, e está vazio há dois meses. O proprietário pede R$ 5,3 mil pelo aluguel, quantia idêntica à cobrada ao antigo inquilino.

“O preço deixou de subir, está estabilizado, isso é bom para o mercado também, pois mais gente vai poder usufruir de um apartamento desse porte, com vista bonita, então [o preço] tá chegando para a realidade, a coisa está se acomodando”, afirmou o diretor de imobiliária.

Pelos cálculos do presidente do Secovi, Luciano Novaes, 9% dos imóveis destinados à locação estão desocupados. Ele diz que muita gente entrou num financiamento. “Segundo as nossas pesquisas, 30% dos inquilinos que desocupam os imóveis, desocupam porque adquiriram a casa própria.”

O novo cenário não favorece mais a subida dos preços. Por isso, é preciso ter bom senso pra não ficar no prejuízo, alerta o especialista. “Eu tenho até casos concretos de proprietários que estão desejando aumentar o valor das locações que estão em curso, pressionam tanto, que o inquilino acaba por desocupar o imóvel. Esse imóvel volta para o mercado, às vezes, aquém do preço que o inquilino estava disposto a pagar”, argumentou Luciano Novaes.
  Sobre nós

Imobiliária do segmento de luxo de vendas e aluguéis do setor residencial e comercial do Recife que preza pela qualidade de atendimento e satisfação do cliente.

  Fale conosco
  Immobilier Consultoria Imobiliária

Av. Boa Viagem, nº 1906 - Loja 6
Boa Viagem - Recife/PE

Tel: +55 (81) 3038-8383
E-mail: contato@immobiliernordeste.com.br

  Horário de funcionamento

Segunda a sexta, das 8h às 18h
Sábado e Domingo, das 8h às 12h